Depois de iniciar a sua rota de expansão em Portugal no verão de 2019, a Mercadona já conta com uma rede de 39 supermercados no país. E a última loja que abriu foi o supermercado em Oeiras, no Taguspark, que marca a entrada da rede espanhola no distrito de Lisboa. A inauguração deste novo supermercado ocorreu na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro.
Como é que é esta nova loja da Mercadona em Oeiras? Situado no Taguspark, a Cidade do Conhecimento, o supermercado dispõe de uma área de vendas de 1.900 metros quadrados (m2), divididos pelas diferentes secções. Esta loja conta com 155 lugares de estacionamento, dos quais dois são destinados ao carregamento de veículos elétricos, afirmam em comunicado enviado às redações.
“A inauguração da nova loja do Mercadona no Taguspark é a prova de que apesar da crise há momentos de rejuvenescimento. Trata-se de um investimento que contribui para a dinâmica da atividade económica do concelho de Oeiras”, comentou Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Até porque só nova loja gerou cerca de 100 novos postos de trabalho locais, com contratos sem termo desde o primeiro dia.
Além disso, o autarca de Oeiras destaca ainda que obra realizada no espaço envolvente à loja traz “mais conforto e valoriza o espaço urbano”, citam em comunicado. “Saúde-se a arquitetura deste espaço comercial e os apontamentos que trazem mais beleza ao local”, disse ainda.
A nova loja da Mercadona vai estar integrada numa “nova área comercial do Taguspark, criada no âmbito do Projeto do Pólo Multifuncional Norte, o qual incluiu a construção da nova Via de distribuição e infraestruturas gerais de abastecimento aos novos Lotes para captação de novos usos e criação de um Pólo Multifuncional com comércio e serviços”, refere ainda Isaltino Morais, destacando que este polo será dedicado a empresas, universidades e instituições de investigação e desenvolvimento.
Com a abertura deste novo supermercado em Oeiras, que é o primeiro do distrito de Lisboa, a Mercadona completou o seu plano de expansão previsto para 2022, que contemplava a abertura de mais dez lojas em cinco novos distritos: Santarém, Setúbal, Viseu, Leiria e Lisboa. “É da melhor forma que, com 39 lojas em Portugal, terminamos o nosso plano de expansão para o ano de 2022. Sendo certo que, todos nós, na Mercadona, estamos focados e iremos continuar a honrar o nosso compromisso de estarmos cada vez mais próximos dos ‘Chefes’ portugueses”, comentou Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores da Mercadona.
Uma aposta na sustentabilidade e eficiência energética…
De acordo com a empresa, as novas lojas da Mercadona são construídas respeitando o 'Modelo de Loja Eficiente', que se destaca por características como:
- Corredores amplos;
- Poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional;
- Entrada com vidro duplo que evita correntes de ar.
Além disso, a Mercadona continua a apostar nas energias renováveis: nesta loja, em Oeiras, foram colocados 532 painéis solares com capacidade para produzir 200kW. “Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia elétrica anualmente”, adiantam no documento.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este supermercado doará diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo, instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
Para poder comentar deves entrar na tua conta