
Ampliar o espaço útil da casa ou criar um novo canto e ambiente. A varanda é uma zona que pode ter as mais variadas funções. Uma das opções mais comuns é fechá-la com janelas de PVC para aumentar o espaço, por exemplo a sala, a cozinha ou o quarto. Se estiveres a pensar remodelar a casa e apostar nesta solução, fica atento a estas dicas.
Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, apresenta várias sugestões e dicas sobre como fechar varandas com PVC.
E o que são janelas em PVC? São janelas compostas por policloreto de vinilo, isto é, um material sintético muito resistente e durável. São surpreendentes no que toca ao isolamento térmico e acústico, e ainda, resistentes a danos, à condensação e às perdas de calor. Implicam uma limpeza cíclica extremamente simples.
Os preços exercidos pelas empresas de janelas e portas de PVC variam consoante a escolha da espessura e qualidade do PVC, na quantidade de vidros, como por exemplo se o cliente os quer simples, duplos ou triplos, no modelo que escolher, na cor, e outros pormenores possíveis. No geral o peso económico da troca de janelas é sempre uma boa fatia do global da obra, mas vale cada cêntimo.
- É preciso ter em conta que as janelas de PVC são por si só eficientes, seguras e garantem o conforto térmico e acústico relativo às condições existentes no nosso país.
- As janelas são eficientes, pelas suas características técnicas (caixilho + vidro), contribuem para um ambiente isolado. Reduzem a perda de calor e gastos excessivos no aquecimento.
- São equipadas com ferragens de alta resistência o que impede a sua abertura a partir do exterior. Podem ainda ser complementadas com vidros duplos e/ou sistema de interligação de domótica ligado aos seus alarmes, garantindo toda a segurança necessária.
- Os elementos em PVC e a utilização de vidros duplos de isolamento formam uma barreira defensiva para todos os tipos de barulho, sendo este o motivo pelo qual a qualidade acústica é um fator de muito peso.

Poupar com janelas eficientes
A substituição das janelas antigas de madeira ou alumínio com vidro simples por janelas eficientes, permitem economizar no aquecimento no inverno e na refrigeração no verão, o que significa poupar até 40% do consumo energético.
A escolha de fechar a varanda com PVC terá um grande impacto na área dos interiores e decoração, pois todos os móveis e decoração que escolher para esta divisão irão ter uma maior durabilidade, coisa que não iria acontecer se tivesses uma varanda aberta ou com janelas de alumínio.
Tendo em conta todas estas vantagens, as janelas de PVC possibilitam uma vista panorâmica, o que valoriza o ambiente da varanda e o valor da casa, trazendo-lhe modernidade e elegância.
A segurança é umas das principais escolhas quando à decisão de fechar uma varanda, numa casa onde haja crianças ou animais é necessário garantir que estas estejam seguras e que não esteja em cima da mesa a possibilidade de haver acidentes.
Uma nota importante para o caso de quereres fechar a varanda: é necessário informares-te sobre as regras do condomínio (se assim se aplicar) para saber se é permitido e quais as especificações dos materiais que poderão ser utilizados para manter o design do edifício.
*Este artigo contou com o apoio técnico do Querido Mudei a Casa Obras – Querida Sofia Dias (com posicionamento na Amadora e em Torres Vedras).
Para poder comentar deves entrar na tua conta