A construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa foi aprovada em Conselho de Ministros. O Metro ligeiro de superfície vai ligar os concelhos de Odivelas e Loures e representa um investimento de 527,3 milhões de euros, estando a conclusão da empreitada prevista para o segundo semestre de 2026.
O Governo adianta que está em causa uma “obra estruturante para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa” e que o valor do investimento total conta com 390 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado (OE).
Segundo o Executivo, a Linha Violeta será um sistema de metro ligeiro de superfície que contará com 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão, tendo transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas (Linha Amarela).
“No concelho de Loures serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 km. Já no concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 km. As estações terão diferentes tipologias (12 de superfície, três subterrâneas e duas semi-enterradas)”, lê-se numa nota publicada no site do Governo.
Devido à topografia do terreno, parte do traçado terá de ser feito em túnel, e não integralmente à superfície, como estava inicialmente previsto, esclarece o Executivo. De acordo com o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, o metro “passa a ter, do Infantado, passando por Odivelas, até ao [hospital] Beatriz Ângelo, uma extensão significativa de túnel”.
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