Se tens um pátio e queres saber como podes transformá-lo no local perfeito para relaxares e desligares do quotidiano, este artigo é para ti. Compilámos 5 dicas fundamentais (não precisas de muitas mais) que te convidamos a seguir para desfrutares de um espaço prático que, ao mesmo tempo, apela aos sentidos e é sugestivo.
Escolher mobiliário confortável e funcional, respeitar e promover a biodiversidade e introduzir sons e aromas que transformem o teu pátio num ambiente calmo e evocativo não é tão difícil como pode parecer à primeira vista. Queres saber como?
Escolhe materiais reutilizados e planta espécies que cresçam pouco
Um pavimento sustentável e funcional é essencial para tirar o máximo partido do pátio. O que entendemos por ser sustentável? Simples.
Escolha materiais reutilizados, como pedra, paralelos ou tijolos, para reduzir o impacto ambiental e criar um espaço com um estilo intemporal. Além disso, e para promover a biodiversidade e conseguir um pátio com um estilo mais natural, distribua plantas pelo chão. Selecione espécies que cresçam pouco e fiquem ao nível do solo, como os trevos ou as pequenas suculentas.
Compra móveis confortáveis e flexíveis
Como costumas utilizar o pátio? É mais um local de descanso e relaxamento? Usa-lo em família para fazeres refeições? Talvez o guardes para te reunires com os amigos e te divertires?
Seja qual for a finalidade do teu pátio, escolhe móveis que se adaptem às tuas necessidades, sejam resistentes e fáceis de colocar e de movimentar. Presta especial atenção aos acessórios, como as almofadas.
Compra os que resistem à chuva e aos raios solares. Ou seja, assim não precisas de estar atento ao clima e a colocá-los e a retirá-los constantemente. É também fundamental gastares algum dinheiro numa capa impermeável, fácil de colocar e retirar. Segue o nosso conselho e compra uma. Não te vais arrepender.
Instala uma fonte para criares uma atmosfera relaxante
Uma fonte ajudará a criar um ambiente relaxante no pátio, mas também se tornará no elemento protagonista e, por isso, a nossa recomendação é que escolhas modelos simples e feitos com materiais naturais.
Ao colocares a fonte num canto criarás um espaço especial e relaxante para desfrutares do som da água. Além disso, uma das vantagens de uma fonte é que ela ajuda a mascarar o ruído ambiente. Por outro lado, ela atrairá aves e insetos, promovendo a biodiversidade, aspeto que normalmente é negligenciado.
Controla a iluminação
Na nossa lista de coisas que deves ter em conta ao projetares um pátio, esta é uma das mais importantes. A iluminação correta é fundamental para desfrutar do pátio à noite, que é quando mais o procuramos, porque está calor.
Coloque luzes a destacar elementos específicos do pátio e evite a iluminação excessiva para conseguir um ambiente mais agradável e reduzir a poluição luminosa e o impacto da luz nas espécies noturnas, como os morcegos.
Importante: não deixe as luzes acesas durante toda a noite e escolha modelos que sejam acionados pelo movimento.
Perfuma o teu pátio com aromáticas ou jasmim
Para trazer um cheiro agradável para o pátio, especialmente no início do verão, escolha alecrim, lavanda, jasmim ou um que adoramos: Philadelphus coronarius 'Aureus'. Este arbusto caducifólio de tamanho médio, com flores de 2,5 cm de largura, tem uma cor branca cremosa e um aroma inebriante, que se manifesta em todo o seu esplendor nos meses de junho e julho.
Em síntese, projetar um pátio que seja fácil de manter, que apele aos sentidos e que, ao mesmo tempo, tenha vegetação suficiente para ser relaxante e agradável não é difícil, se as plantas usadas forem bem escolhidas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta