Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total concedido volta a subir – mas pouco

O total de crédito habitação concedido a particulares ('stock') – agrega os empréstimos novos e os antigos – em fevereiro de 2024 aumentou ligeiramente face a janeiro, para 98 729,2 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira (28 de março de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um valor, no entanto, inferior ao registado no mesmo mês do ano passado: 99 816,1 milhões de euros.
Fixar prestação da casa

Fixar a prestação do crédito habitação em tempos de crise: sim ou não?

A crise bateu à porta da casa de muitas famílias, que viram a prestação do crédito habitação subir em flecha – quem tem o empréstimo indexado a taxas Euribor variáveis – desde meados do ano passado. O Governo, de forma a mitigar este cenário, deu luz verde à possibilidade de fixar as prestações da casa durante dois anos. A adesão a esta medida implica, no entanto, que se paguem mais de juros no final do empréstimo. Será, então, que vale a pena fixar a prestação do crédito habitação? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta. 
Conseguir um crédito habitação ficou mais difícil

Acesso à habitação através de crédito tem piorado, avisa BdP

O acesso à habitação através de crédito bancário piorou desde 2020 devido ao elevado preço das casas e à subida das taxas de juro, segundo um estudo do Banco de Portugal (BdP). O estudo, divulgado esta sexta-feira (13 de outubro de 2023) no 'Economia numa imagem', mede a acessibilidade à habitação usando crédito bancário através de um indicador de esforço financeiro, que avalia a capacidade de um cidadão de rendimento médio pagar os custos anuais de uma habitação com recurso a empréstimo.
Evolução do crédito habitação em Portugal

Travão no novo crédito habitação - mas taxa de juro continua a subir

Em junho, o montante emprestado pelos bancos nos novos contratos de crédito habitação abrandou face ao mês anterior, para 1.524 milhões de euros (1.625 milhões de euros em maio). Trata-se, ainda assim, de um montante superior quando comparado com o registado em junho de 2022 (1.402 milhões de euros). Em alta continua a taxa de juro média dos novos créditos habitação, que subiu de 4,16% em maio para 4,25% em junho, atingindo o valor mais alto desde fevereiro de 2012, segundo o Banco de Portugal (BdP).
Empréstimos para comprar casa em Portugal

Empréstimo para comprar casa: montante total em queda desde janeiro

O montante total de empréstimos para habitação está a recuar em Portugal há seis meses, ou seja, desde o início do ano. Um indicador que permite concluir que a procura por crédito habitação está a desacelerar, devido sobretudo à subida em flecha das taxas de juro. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam este cenário: em junho, o montante total de créditos habitação em Portugal fixou-se em 99 452,7 milhões de euros, menos que em maio (99 521,8 milhões de euros) e mais que no período homólogo (99 156,9 milhões de euros).
Bancos apertam cerco aos empréstimos

Bancos endurecem condições de crédito no segundo trimestre

O Banco Central Europeu (BCE) informou esta terça-feira (25 de julho de 2023) que os bancos endureceram os padrões de todos os tipos de crédito, a empresas e famílias, no segundo trimestre, pela perceção de um risco maior e aumento das taxas de juro. O BCE disse também que baixou a procura de crédito, tanto de empresas como de particulares.
Empréstimo para comprar casa em Portugal

Crédito da casa em 2022 à lupa: contratos caem e valor emprestado sobe

Em 2022, o montante de crédito habitação concedido aumentou 6,8% face ao ano anterior, um crescimento homólogo inferior ao verificado em 2021, que tinha sido de 36,4%. Os bancos estão a celebrar menos contratos, mas o valor médio emprestado por contrato cresceu. Estas são algumas das conclusões a retirar do Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Crédito, divulgado esta terça-feira (18 de julho de 2023) pelo Banco de Portugal (BdP).